No início da aula foi feito uma revisão dos conceitos anteriores. Além do trading up/trading down o professor também relembrou os conceitos de:
- Adesão (biografia/biológicas/características herdadas)
- Identificação (projeto/características adquiridas)
- Modelo mental (valores)
Como novidade aprendemos o conceito de auto-engano, sendo explicado pelo exemplo das moscas-macho que se passavam por fêmeas para roubar o alimento oferecido por outras moscas-macho.
Outro assunto abordado na aula foi a pesquisa sobre classes C e D. O pressuposto foi de discutir menos sobre técnicas, metodologias e mais sobre a alma dos consumidores.
Foram abordados vários mitos sobre essa classe social, desmistificando o senso comum em afirmações como:
- classes C e D não arriscam a comprar marcas novas porque não podem errar na escolha (marcas novas de tubaínas são consumidas principalmente por essas classes)
- mito da família desunida porque não fazem a refeição juntas (causa disso é o pouco espaço nos domicílios, refeição é momento de fragmentação)
- são religiosas (tratam a religião como forma de barganha, fim funcional)
- único lazer é a televisão (TV é rotina, não é lazer; o que não existe é o break inusitado; um bom exemplo é o evento das Casas Bahia no Anhembi que ofereceu de fato um lazer)
Frase para se guardar:
"A imagem é confiável mas não é exata."
Por fim, reforçando o que o Fábio sempre fala sobre o objetivo primordial do curso. Temos de produzir conhecimento sobre o consumidor. Existem pouquissímos estudos sobre o tema e por isso nossa possibilidade de vir a contribuir significativamente com o assunto.
segunda-feira, 3 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário