quinta-feira, 16 de agosto de 2007

2ª aula - Sentidos, percepção e design

Nessa aula apresentamos as embalagens que escolhemos trazer, além de explicar o porquê dessa escolha. Apareceram muitas embalagens interessantes, sendo destacado a importância que o visual tem na percepção de uma marca.

Após as apresentações, fizemos um exercício de redesenhar 3 embalagens que trouxemos direcionando-se para o mercado da 3ª idade. Em geral todos tiveram os insights característicos de produtos voltados para esse público como: aumento da tipografia, utilização de cores mais suaves, adaptação do formato para melhor ergonomia, destaque para atributos importantes nessa faixa etária e porções menores para facilitar a conservação do produto.

Por experiência própria na área, sei que muitas vezes não é tão simples assim redesenhar uma embalagem. Uma das maiores dificuldades que encontrei foi a falta de briefing e posicionamento da marca. Antes de começar um projeto de embalagem, existe uma série de questões a ser pensada como:
- viabilidade dos processos de impressão,
- impacto do custo da embalagem no custo final do produto
- estratégia de marketing da empresa
- benchmarking com os concorrentes
- pesquisa de tendências e posicionamentos
- descarte da embalagem depois da utilização
- logística de armazenamento e transporte
- legislação sobre textos legais

Achei o exercício interessante porém, preferia que fosse realizado após um embasamento de todas as etapas do desenvolvimento de uma embalagem. Assim conseguiríamos chegar em resultados mais consistentes e efetivos para uma solução de embalagem.

Após o intervalo assistimos a um filme, mostrando o desenvolvimento de um carrinho de supermercado pela empresa de design IDEO. Ainda hoje eles são bem conceituados, possuindo um processo de trabalho que estimula a inovação. Selecionei um artigo que eles falam um pouco sobre "Design Thinking" e inovação. Para baixar o PDF é só clicar aqui.

Houve ainda tempo para a apresentação de alguns conceitos relacionados ao design. Solicitamos alguns ajustes para próxima aula, a fim de direcionar para assuntos mais próximos do consumo e comportamento.

Nenhum comentário: