quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Mostra em Berlim apresenta a evolução da sociedade pelo design

[Este texto não fala exatamente do Design ligado ao consumo, mas ainda assim o achei interessante]

O Museu das Coisas de Berlim repassa a evolução dos conceitos de funcionalidade e beleza em designs de objetos de uso diário em uma exposição que apresenta tanto o espírito de cada época, como as mudanças sociais ligadas à invenção de alguns desses utensílios.

A mostra reúne imensas poltronas talhadas em madeira, primeiras baixelas de porcelana, tesouras rudimentares, cigarro feminino, marmitas de plástico, lâmpadas de metal e jarras da Ikea (loja que inspirou a Tok & Stok). Tudo faz sentido na exposição, cujo acervo foi juntado durante mais de cem anos pela Werkbund, uma associação de artistas, designers e empresários industriais alemães.

A trajetória histórica não permite apenas a documentação do passado europeu e da inovação tecnológica --por meio de objetos como baús, jarras e cafeteiras--, mas também revela o avanço de uma sociedade em movimento contínuo e a mudança social a partir do design industrial alemão.

O visitante da exposição "A Luta dos Objetos: 100 Anos da Werkbund" vai se surpreender com as peculiaridades de certas peças, como os travesseiros bordados com a imagem de Adolf Hitler ou as miniaturas do "Führer", exibidas na instalação "A Beleza Entre 1933 e 1945".

Os jogos de chá com o emblema das Olimpíadas de 1936 e os copos e bandeiras com os símbolos do nazismo são alguns dos elementos classificados como "Kitsch Nazista".

Esse sentido particular da estética ganha mais espaço na instalação "A Beleza da Pobreza". Nela, metais oxidados e objetos um pouco quebrados lembram a miséria subseqüente à derrota alemã na II Guerra Mundial.

O museu faz uma homenagem particular ao fabricante de eletrodomésticos Braun, cujos televisores, espremedores e até barbeadores elétricos fizeram parte de muitos lares europeus.

O Museu das Coisas, inaugurado em comemoração ao centenário da Werkbund, apresenta as diferenças que separaram as duas Alemanhas --inclusive com designs de objetos cotidianos-- até a reunificação, em 1990.

O corpo humano também é objeto de interesse, do ponto de vista do designs. Os intelectuais da Werkbund reuniram em sua coleção desde modelos anatômicos de pés e mãos a bustos das primeiras manequins de chapéus ou perucas, bonecas Barbie estilizadas e o rechonchudo boneco da empresa Michelin.

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