quinta-feira, 23 de agosto de 2007

3ª aula - Subculturas

Nessa aula finalizamos o tema subcultura, sendo apresentados os conceitos de:
- características emblemáticas (são inventados socialmente, ex:mãe, amor)
- bens emblemáticos (garantem adesão a certos grupos)
- características adquiridas (são em sua maior parte emblemáticas)
- características biológicas (ex: necessidade das crianças em utilizar de fabulação)

Foi apresentado um trecho do filme Trapaceiros do Woody Allen, onde os protagonistas oferecem uma festa para os ricos de "berço". O intuito foi mostrar como os bens emblemáticos servem para demarcar status e riqueza, com o dinheiro servindo até mesmo para "comprar" conhecimento. Por isso a provocação do professor em perguntar: Quanto custa um livro? Por que os livros deveriam ser dados? Quanto custa o quanto você sabe? No final das contas, demonstrar mais conhecimento também é uma forma de marcar sua posição social tanto quanto ter um carro que custe caro.

Outro conceito abordado foi o fenômeno do trading up/trading down, resumido na expressão share of wallet. Um case que explica isso foi o posicionamento de lançamento da Gol. Através da política de preços baixos, a Gol ofereceu uma experiência bem mais significativa para os consumidores do que a TAM. Em vez de gastar com a passagem, cada pessoa poderia pegar o dinheiro e utilizar para melhorar sua experiência individual e particular na viagem. Sem dúvida foi uma quebra de paradigmas no marketing de serviços.

Foram indicados como leitura complementar os seguintes livros:
- Auto-engano / Eduardo Gianetii
- A cabeça do brasileiro

Nenhum comentário: